PARADESPORTO

Militar da FAB é prata no Campeonato Mundial Militar de Paratletismo

Evento aconteceu na Itália
Publicada em: 02/04/2024 14:39
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Daniele Jacovetti
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) marcou presença no 1º Campeonato Mundial Militar de Paratletismo do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), em Jesolo, na Itália. Entre os dias 20 e 25/03, seis militares paratletas da FAB, do Exército Brasileiro (EB) e das Polícias Militares dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco compuseram o Time Militar do Brasil.

Ao todo, foram oito países participantes: Alemanha, Bélgica, Brasil, Estônia, França, Grécia, Itália e Romênia. O Brasil conquistou 15 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

Militar da FAB, a Sargento Reformada Márcia Carvalho Ribeiro participou de provas de Arremesso de Peso, Lançamento de Dardo e Lançamento de Disco pela Classe F- 55, conquistando medalha de prata nas três. A militar expressou a importância da participação no Mundial Militar. “Eu me sinto muito honrada por representar, além da Força Aérea Brasileira, as mulheres militares na Itália, por ser um evento pioneiro no Paradesporto Militar, pude mostrar meu melhor e saber que posso ir além, mesmo com minhas limitações, e ainda incentivar todos as pessoas com deficiência a acreditarem que existe vida através do esporte”, expressou.

Para o chefe de equipe, Tenente João Paulo Brum Rodrigues, a participação do Brasil na competição representou um grande passo para o paradesporto militar. “Esse evento foi de grande importância para abrir portas para outros militares reformados que possam retornar a uma vida ativa através do esporte, sentindo-se valorizados e acolhidos por sua Força. Agradeço ao apoio da Comissão Desportiva Militar Brasileira (CDMB) e ao trabalho que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vem desenvolvendo através do Programa Militar Paralímpico (PMP) e também ao Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP)”, destacou.

Próximos jogos

Ainda no ano de 2024, os militares do Paradesporto participarão de atividades como Camping Militares Paralímpicos, Camping de acesso ao Alto Rendimento, Paralimpíadas Militares, Workshop do Paradesporto Militar e Torneio Internacional, por meio de parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, nas modalidades de Vôlei Sentado, Tiro com Arco e Tiro Esportivo.

Histórico

Em 21 de setembro de 2023, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, assinou portaria que regulamenta a participação de militares das Forças Armadas em competições paradesportivas. O documento trouxe como novidade a possibilidade da pasta e das Forças custearem o treinamento e a participação de paratletas em eventos nacionais e internacionais, representando as instituições. A iniciativa contempla os militares reformados inaptos para o serviço ativo militar, em consequência de ferimento ou enfermidade. O Paradesporto Militar é regulamentado pela Portaria GM-MD n° 4672, de 18 de setembro de 2023, com apoio do Ministério da Defesa (MD), da CDMB, do CPB e do CBCP.

Fotos: CDA

imagens/original/47044/cccee5a3_7a97_4aa0_a0da_20549004fab7.JPG
imagens/original/47044/f4bc7f9c_6794_4ba4_9b28_eaee99322474.JPG
imagens/original/47044/IMG_6063.jpg
imagens/original/47044/IMG_6064.jpg